~ Foco em países com necessidades médicas não atendidas e inclusão de medicamentos inovadores ~~ O anúncio coincide com a VI Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (Tokyo International Conference of African Development, TICAD) e a abertura do novo escritório da Takeda em Nairóbi, no Quênia. ~

A Takeda Pharmaceutical Company Limited (TOKYO: 4502) anunciou hoje o lançamento de uma nova e arrojada estratégia de Acesso a Medicamentos (Access to Medicines, AtM) visando aumentar o acesso a seus medicamentos inovadores e que potencialmente salvam vidas, para os pacientes com as mais altas necessidades médicas não atendidas. Por décadas, a empresa tem fornecido produtos, financiamento e acesso em diversas partes do mundo, com base nas necessidades regionais. A nova estratégia AtM foi concebida com o foco nos locais e áreas de terapia com o maior nível de necessidades médicas não atendidas.

Esta abordagem foca em países com sistemas de atendimento médico menos desenvolvidos e em desenvolvimento, em áreas como a América Latina, o Sudeste Asiático e a África, onde são necessárias abordagens sustentáveis para enfrentar os obstáculos que limitam o acesso aos medicamentos para que se tenha um impacto significativo nas vidas dos pacientes. Dos 38 milhões de pessoas que morrem de doenças não transmissíveis todos os anos, três quartos - ou seja, 28 milhões - das mortes ocorrem em países com renda baixa e média.

“O acesso aos medicamentos inovadores e ao atendimento médico de qualidade é vital à saúde das pessoas no mundo todo”, disse Christophe Weber, presidente e diretor executivo da Takeda. “Alinhado com os valores da Takeda, nossa estratégia de AtM ampliará nossos compromissos já existentes para melhorar a saúde global, para que nossos medicamentos inovadores, e que potencialmente salvam vidas, possam ser mais acessíveis aos pacientes em regiões como a África Subsaariana.”

O anúncio coincide com a VI Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento da África (Tokyo International Conference of Africa’s Development, TICAD-VI), e com a abertura formal do escritório da empresa em Nairóbi, no Quênia, onde a Takeda planeja solidificar parcerias sustentáveis de AtM em toda a África Subsaariana, adotando uma abordagem 'sem fins lucrativos'.

A nova estratégia de AtM da Takeda será centrada no aumento do acesso a alguns de seus medicamentos mais inovadores nas áreas de oncologia e de gastroenterologia especializada, assim como suas vacinas contra doenças transmissíveis como o dengue e o chikungunya. Como parte da abordagem sem fins lucrativos da empresa na África Subsaariana, a Takeda está trabalhando também para melhorar o acesso aos pacientes para alguns de seus medicamentos para diabetes e hipertensão.

A iniciativa tem o objetivo de abordar os múltiplos obstáculos ao acesso comuns a regiões como a África Subsaariana - incluindo o desenvolvimento da gestão do ciclo de vida com foco no AtM para seus medicamentos existentes, o registo acelerado de seus medicamentos inovadores, a participação aumentada de centros locais em estudos clínicos, o estabelecimento de programas de acesso, onde aplicável, e a introdução de abordagens inovadoras para lidar com o acesso para aqueles pacientes cujo poder aquisitivo para tratamento completo é limitado.

“A Takeda está comprometida em aprimorar a saúde do paciente por meio de abordagens colaborativas baseadas em preços acessíveis, unindo as principais partes interessadas para assegurar o acesso dos pacientes que necessitam dos medicamentos mais modernos e inovadores. Desenvolvemos programas detalhados de assistência aos pacientes em diversos mercados emergentes. Nosso objetivo é que pacientes elegíveis para os quais são prescritos os medicamentos da Takeda tenham acesso a eles”, comentou Giles Platford, presidente da Unidade de Negócios em Mercados Emergentes da Takeda.

Nos países como o Quênia, a abordagem da Takeda vai além dos medicamentos. A empresa está trabalhando com diversos parceiros para melhorar a capacidade local do tratamento do câncer, para aumentar o acesso ao tratamento e para eliminar os obstáculos para outras doenças crônicas tais como o diabetes e a hipertensão. “Nosso objetivo é estabelecer Nairóbi, no Quênia como um centro regional de excelência para a África Subsaariana na área de oncologia/hematologia”, destacou Isabel Torres, diretora global de Acesso a Medicamentos da Takeda. “Para ir além desse objetivo e fazer uma contribuição sustentável, a Takeda trabalhará ao lado dos governos, das ONGs, dos profissionais da saúde, das associações de pacientes e da comunidade local em múltiplas parcerias público-privadas. A abertura de nosso escritório em Nairóbi é uma etapa significativa para solidificar essa colaboração e para permitir um melhor acesso aos medicamentos para os pacientes da região.”

As atividades da Responsabilidade Social Corporativa (Corporate Social Responsibility, CSR) são um pilar importante da estratégia de AtM de Takeda na África Subsaariana. Dois programas chaves incluem a iniciativa da Takeda: um programa de 10 anos iniciado em 2010 para firmar parceria com o Fundo Global de Luta contra a AIDS, tuberculose e malária, fortalecendo a capacidade dos profissionais da saúde na África; e o HERhealth, que se esforça para abordar a necessidade social urgente de consciência de saúde e serviços para as mulheres. A Takeda vem apoiando a iniciativa desde 2015 em parceria com Negócios para a Responsabilidade Social (Business for Social Responsibility, BSR) e o objetivo é expandir o acesso a programas às mulheres na Etiópia e no Quênia.

Sobre a TakedaA Takeda Pharmaceutical Company Limited é uma empresa farmacêutica global orientada para a pesquisa e desenvolvimento, com o compromisso de levar uma saúde melhor e um futuro mais promissor aos pacientes, traduzindo ciência em medicamentos que transformam vidas. A Takeda concentra seus esforços de pesquisa e desenvolvimento nas áreas terapêuticas de oncologia, gastroenterologia e do sistema nervoso central, além de vacinas. A Takeda conduz pesquisa e desenvolvimento internamente e com parceiros para estar na vanguarda da inovação. Novos produtos inovadores, especialmente em oncologia e gastroenterologia, assim como sua presença em mercados emergentes, impulsionam o crescimento da Takeda. Mais de 30 mil funcionários da Takeda estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida para pacientes, trabalhando com nossos parceiros em cuidados de saúde em mais de 70 países. Para obter outras informações, acesse http://www.takeda.com/news/.

Contexto na Imprensa: Iniciativas sob a Estratégia de Acesso a Medicamentos da Takeda

1. Programas de Assistência ao Paciente (PAPs)O pilar da estratégia de Acesso a Medicamentos da Takeda são seus PAPs, concebidos especificamente para assegurar que os pacientes elegíveis que vivem nos países com sistemas de saúde em desenvolvimento e que são prescritos os medicamentos de Takeda, possam ter acesso ao tratamento completo, de forma sustentável, por meio de abordagem inovadora, com base em um preço acessível. Concebido com o objetivo de tornar o tratamento completo mais acessível, seus PAPs serão personalizados para abordar as necessidades locais por meio dos diferentes modelos de custo compartilhado colaborativos entre pacientes, a Takeda e, às vezes, instituições de caridade, sociedades médicas e outras partes interessadas. A Takeda tem o objetivo de implantar diversos desses programas no Sudeste Asiático, no Oriente Médio, na África e na América Latina.

2. Indo “Além dos medicamentos”O preço acessível e a provisão de medicamentos não são os únicos obstáculos enfrentados por pacientes quanto ao acesso ao tratamento. Para superar estes obstáculos, a Takeda está desenvolvendo programas que “vão além dos medicamentos” nas Filipinas, no Brasil e na Ucrânia - países que representam contextos complexos de serviços de saúde nas suas respectivas regiões, onde as barreiras ao acesso existem e onde a Takeda está suficientemente equipada para ter o maior impacto.

  • No Brasil, a Takeda está fornecendo apoio personalizado aos pacientes e melhorando a conveniência dos pacientes ao mapear uma rede de clínicas de vacinação no país para os pacientes prescritos com o Entyvio para a Doença Inflamatória Intestinal (DII)
  • Nas Filipinas, a Takeda trabalhará com parceiros locais de transporte para superar desafios geográficos consideráveis e para entregar kits de diagnósticos portáteis para o tratamento do Linfoma de Hodgkin nas ilhas remotas do país

3. África SubsaarianaA Takeda tem o objetivo de estabelecer Nairóbi, no Quênia, como um centro de excelência no diagnóstico, atendimento e tratamento oncológico/hematológico na África Subsaariana. Um dos principais objetivos de seus esforços em Nairóbi será apoiar as trocas de aprendizagem e treinar oncologistas e patologistas africanos. Dada a falta de especialistas em oncologia na região, a Takeda está financiando um programa de bolsas para alunos de oncologia no primeiro ano de estudos na Universidade de Nairóbi como parte de uma parceria público-privada para ajudar a criar uma fonte de futuros oncologistas.

A Takeda está estabelecendo também um programa de associação aos seus funcionários para compartilhar habilidades, experiências e perícia técnica para apoiar a capacitação local em saúde na África Subsaariana, trabalhando com profissionais de saúde, cientistas e ONGs locais. Outras iniciativas atualmente em desenvolvimento na África Subsaariana incluem intervenções de conscientização e programas para e assistência a pacientes para abordar os obstáculos ao acesso a medicamentos inovadores.

Para ajudar a mitigar o peso de doenças como a diabetes e a hipertensão, a Takeda está estabelecendo uma parceria de longo prazo com os governos locais no Quênia para criar um programa de triagem móvel para diabetes e hipertensão. A empresa também vai melhorar o acesso dos pacientes a alguns de seus medicamentos para diabetes e hipertensão na África Subsaariana.

4. Pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TakedaOs esforços de P&D para o Acesso a Medicamentos da Takeda visam melhorar o acesso aos medicamentos inovadores nos países com sistemas de saúde em desenvolvimento, aumentando a participação em seus estudos clínicos, em parceria com autoridades de saúde locais, para que os medicamentos inovadores da empresa sejam, possivelmente, aprovados mais rápido 1; acelerando o registro dos medicamentos e estabelecendo programas com acesso antecipado, onde é permitido, por meio do gerenciamento do ciclo de vida alvo dos medicamentos existentes.

A abordagem de P&D centrada no paciente nestes países vai além do desenvolvimento e da provisão dos medicamentos, empenhando esforços por um impacto sustentável no paciente por meio da construção da capacidade de atendimento de saúde local.

As doenças transmissíveis (DT) e as doenças tropicais negligenciadas (DTN) colocam também um peso desproporcional nos pacientes dos países com sistemas de saúde em desenvolvimento. A Takeda está apoiando o desenvolvimento de medicamentos e vacinas novas para tratar essas doenças por meio de parcerias sem fins lucrativos, publico-privadas, assim como diretamente por meio de sua unidade de negócios de vacinas.

A Takeda é membro fundador do Fundo Global de Inovação Tecnológica em Saúde (Global Health Innovative Technology, GHIT), uma parceria público-privada sem fins lucrativos pioneira estabelecida no Japão, em abril de 2013, pelo governo do Japão, um consórcio de cinco empresas farmacêuticas e a Fundação Bill e Melinda Gates, para promover a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos novos para tratar as doenças transmissíveis em países onde o sistema de saúde está em desenvolvimento:

  • Seguindo a liderança da Takeda, dez outras empresas farmacêuticas e de biotecnologia internacionais se juntaram ao Fundo GHIT em junho de 2016.
  • A Takeda é sócia colaboradora do GHIT em projetos para a malária, tuberculose, doença de Chagas e leishmaniose.

A empresa também está estabelecendo parcerias de pesquisa e desenvolvimento para DT e DTNs com:

  • Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (Drugs for Neglected Diseases initiative, DNDi)
  • Medicamentos contra a Malária (Medicines for Malaria Venture, MMV)
  • A Aliança Global para o Desenvolvimento de Medicamentos para Tuberculose (The Global Alliance for TB Drug Development, TB Alliance)
  • WIPO Re:Search: um consórcio estabelecido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla em inglês), in colaboração com BIO Ventures for Global Health (BVGH), para acelerar a P&D de novos medicamentos, vacinas e diagnósticos para doenças tropicais negligenciadas, malária e tuberculose.

1 Sujeita à aprovação regulamentar.

5. Iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da TakedaOs programas contínuos de RSC da Takeda contribuem também para a sua estratégia de acesso aos medicamentos, priorizando a qualidade de vida por meio da prevenção de doenças e do aprimoramento da capacidade de atendimento médico local. Entre os programas estabelecidos estão:

  • A iniciativa da Takeda: Um programa de dez anos iniciado em 2010 para apoiar o Fundo Global de Luta contra a AIDS, a tuberculose e a malária, fortalecendo a capacidade dos profissionais da saúde na África.
  • HERhealth: Uma iniciativa que aborda a necessidade social urgente de conscientização em saúde e serviços para as mulheres em sistemas de saúde em desenvolvimento. A Takeda vem apoiando a HERhealth desde 2015 em parceria com Negócios para a Responsabilidade Social (Business for Social Responsibility, BSR) e o objetivo é expandir o acesso a programas para mulheres na China, na Etiópia, no Quênia e na Índia em 2016 e 2017.

Os recentes programas de RSC da Takeda que começaram durante o ano de 2016 incluem:

  • Vacinação mundial contra o sarampo para crianças: Em parceria com Fundação ONU, a Takeda firmou um compromisso de 10 anos para imunizar 5,4 milhões de crianças com a vacina contra o sarampo em 40 países na África, na Ásia e na América Latina.
  • Treinamento de profissionais da saúde comunitária em Saúde Materna e da Primeira Infância: Em parceria com a World Vision, a Takeda visa aprimorar a capacidade de 1.400 profissionais da saúde comunitária para reduzir mortes preveníveis nas crianças, fornecendo conhecimento e serviços de saúde para 500.000 pessoas em cinco anos na Índia, em Bangladesh, no Nepal e no Afeganistão.
  • Programa de treinamento de tribos minoritária em Saúde Materna e da Primeira Infância: Em parceria com a Save the Children Japão, a Takeda está apoiando um programa em Myanmar, no Vietnã e em Laos, atendendo 150.000 pessoas, incluindo 40.000 mulheres e crianças em tribos minoritárias, com educação em saúde, treinamento e serviços por mais de cinco anos.
  • Certidão de Nascimento Digital: Em parceria com Plan International Japão, a Takeda está trabalhando há três anos com o governo do Quênia para promover esse passo essencial para assegurar que as crianças gozem de seus plenos direitos e que tenham acesso ao atendimento de saúde e educação.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato com a imprensa:Takeda Pharmaceutical Company LimitedVince Docherty, +65 8332 4233vince.docherty@takeda.comJocelyn Gerst, +1 224 554 5542jocelyn.gerst@takeda.comKazumi Kobayashi, +81 (3) 3278-2095kazumi.kobayashi@takeda.com